Arquitetura
No território boliviano os edifícios construídos depois da conquista espanhola apresentam umas características que distinguem-os dos restantes do vice- reinado. A tradição artística indígena aparece na rica decoração que cobre o exterior dos edifícios, baseada em motivos tirados da flora e fauna. Este estilo está claramente marcado em Potosí no Templo da Companhia de Jesus, obra de índio Sebastião da Cruz.
Templo da companhia de jesus.
Escultura e Pintura
Da época colonial existem numerosos retábulos caprichosamente realizados, mas também conservam-se muitas pinturas e talhas de tipo popular. O século XX trouxe à Bolívia diversas tendências modernistas e particularmente a "indianista" originária do México. Como representantes desta linha cabe destacar, o pintor Cecílio Guzmão de Rojas e a pintora Maria Núñez de Prado.
Pintura de Cecilio Guzmão de Rojas.
Música e Dança
A tradição boliviana conjuga influências na música e dança pré-inca, espanhola, amazônica e inclusive a africana. As diferentes zonas de paisagens produzem distintos tipos de músicas, o frio dos Andes contrasta com o colorido que provocam as terras temperadas de Tarija. Os instrumentos feitos a mão dos índios produzem sons únicos, que tem sido introduzidos na música européia pela riqueza sonora. Entre os instrumentos típicos da Bolívia encontra-se o charango, similar ao bandolim, o violinho chapaco, a zamponha, baxão e quena, espécies de flautas, instrumentos de vento como a tarka e o sikuri, o erke, a cana e a camachenha da zona de Tarija. Entre os instrumentos de percussão estão a huancara e a caixa.
Zamponha. Quena
Zamponha. Quena
bem legal as imagens... parabéns :D
ResponderExcluirtb adorei as imagens :)
Excluirque lindos *O*
ResponderExcluirQue legal :D
ResponderExcluirSHOW
ResponderExcluirOs bolivianos são bem criativos e possuem uma cultura fascinante :D
ResponderExcluir